jump to navigation

Desvendando números novembro 15, 2008

Posted by Viviane Danin in marketing, Planejamento.
Tags: , , , ,
trackback
Ruy Caneiro durante curso de Webanalytics em Brasilia no Sebrae Nacional

Ruy Caneiro durante curso de Webanalytics em Brasília no Sebrae Nacional

Os números dos seus sites estão todos aí. É preciso desvendá-los, entendê-los e usá-los a seu favor

Fiz essa introdução para dizer que estive nos dias 13 e 14 passados com parte da equipe do Núcleo Internet do Sebrae Nacional em Brasília, em curso de webanalytics, ministrado por Ruy Carneiro

Ruy é formado em Análise de Sistemas com MBA em Administração e Marketing. É sócio fundador da WA Consulting, empresa brasileira especializada em WebAnalytics. Fora isso, ele tem um extenso currículo como professor de MBA, executivo de marketing e vendas do Ibope, IBM e por aí vai. Ele une em seu perfil profissional a formação em TI e em marketing, o que muito facilitou sua entrada no tema métricas e logicamente em como aplicá-las para beneficiar o negócio. O Ruy também escreveu vários artigos bacanas no Webinsider. Vale a pena lê-los!

Foram dois dias de intenso aprendizado. Muitas coisas novas aprendi e outras obscuras esclarecidas. Outras nem tanto. O curso foi mais direcionado para como implantar e usufruir de tudo o que oferece o Google Analytics. Ou seja, foi bem técnico, o que me fez “voar” em vários momentos. 

Não vou aprofundar sobre o curso nesse post, preciso de tempo e de prática para digerir tudo que ouvi nesses dois dias. É importante saber que qualquer software de métricas (o do Google ou qualquer outro) mostra o problema. Ele identifica o ponto do problema mas não dá a solução. Para encontrar a solução é preciso de teste e de muita análise junto. Ou seja, muito sangue, suor e lágrimas. É complexo mesmo!

Saber usar todas as possibilidades que esses softwares oferecem não é tarefa fácil, mas é item essencial para o profissional que atua em internet. Falo sério!

É preciso dizer ainda que deve-se muito ao Google Analytics, o software gratuito do Google, a revolução do tema métricas no Brasil e no mundo. Segundo Ruy, 80% dos sites nos Estados Unidos usam o programa para mensurar seus sites. Muitas empresas usam o GA e outro analytics mais profissional como complemento.

Vamos estudar, galera!

Algumas fotos durante o curso:

estamos entendendo tudo!

Olha a cara de felicidade de Alexandre, Fábio e Henrique: estamos entendendo tudo!

O pessoal da TI da Câmara também prestigiou o curso. Roberta Rabay foi uma delas. Nessa foto também Vicente, Renata, Chico, Olivia...
O pessoal da TI da Câmara também prestigiou o curso. Roberta Rabay foi uma delas. Nessa foto também Vicente, Renata, Chico, Bruna, Olívia…
Anúncios

Comentários»

1. Alexandre - novembro 15, 2008

Foi um ótimo curso! Mostrou como estamos longe de realmente aproveitar tudo que as ferramentas e a análise oferecem! Usar as métricas da web com indicador para o alcance dos objetivos estratégicos da instituição é o maior desafio. O assunto é sério! Foi um curso matador.

2. menta90 - novembro 15, 2008

Que bacana! Vai rolar um PPT para download e/ou um pouco mais do conteúdo que foi apresentado? Fiquei curioso …

3. Marcia - novembro 15, 2008

Será ótimo aproveitar o melhor da ferramenta e desvendar o grande mistério: o que há além dos três milhões de page views…
Desconfio que que é quase um milhão…ou não!

4. Viviane Danin - novembro 16, 2008

Oi Xandi, Pimentinha e Márcia,

Valeu pelos comentários!

Pimentinha,
Precisamos pegar com Ruy o ppt. Mas adianto que não é tão simples. Ler simplesmente o ppt não adianta muito, eu acho…

Márcia,
São quase três milhões e desconfio que poderia ser mais já que temos problemas de implantação do google analytics…mas logo resolveremos várias questões. Realmente o curso foi matador!

beijos

5. Ruy Carneiro - novembro 17, 2008

Oi Viviane,
o curso só é realmente bom quando a classe entra no clima do curso e participa. Por isso acho que o curso foi ótimo, 70% por culpa dos profissionais assistiram.
Valeu muito!

Bjão.

6. Patu Antunes - janeiro 6, 2009

Vivi,
te linkei no meu blog pra fazer um meme (mas agora já nao sei se cabe neste seu blog, que é mais trabalho, né?).
Bom, fica o recado dado, vai lá dar uma olhada.
Beijos.

7. Lívia - maio 11, 2009

Oie, sou amiga da Camillacv, o Google Analytics é praticamente a essência do meu negócio, porém, com quase um ano de uso ainda é uma ferramenta complexa para mim e gostaria que tivessem cursos em Brasília para as micro empresas com temas nesse sentido. abraços, adorei o blog.

8. webdinheiroganhar - janeiro 4, 2010

Na hora de fazer um site o google analytics e simplesmente essencial ..
o maior fonte de acessos e por buscas no google.
Abraco a todos, Brady

http://webdinheiroganhar.wordpress.com/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: